sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ALUNO DO IFF É EXEMPLO DE DETERMINAÇÃO


Apesar de ter poucas semanas de funcionamento, o polo de Miracema do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense já se destaca no cenário estadual. Um de seus alunos do curso de Segurança do Trabalho, na modalidade de ensino a distância, o caminhoneiro Roberto Emerson de Pinho, aos 38 anos de idade, tornou-se símbolo da perseverança e da vontade de progredir na vida.

Com seu notebook a tiracolo, ele deixa a esposa e sua filha em Itaperuna, onde a família reside, e sai a trabalho pelas estradas do Brasil, reservando, mesmo com dificuldade, momentos para dedicar-se aos estudos. Para isto, aproveita para estudar na empresa em que trabalha, quando está de folga, e mesmo nos postos de combustíveis, nas ocasiões em que vai abastecer o veículo ou pernoitar. Motivado pela oportunidade, como se trata de aulas on-line, Roberto acessa a internet por meio de seu notebook.

Recém ingressado no curso de Segurança do Trabalho oferecido no pólo de EAD do IFF, em Miracema, o aluno é caminhoneiro há vinte anos e trabalha para uma empresa cuja matriz está sediada em São Paulo.

Roberto comenta que ser caminhoneiro oferece muitos riscos, como os assaltos e acidentes de trânsito que já vivenciou. Por isto, pensa em mudar de profissão, mas sempre esteve incrédulo quanto à possibilidade de ter os estudos como chance de melhorar de vida, devido às dificuldades de se adequar ao ensino presencial. “Sempre achei que nunca é tarde pra mudar, mas como conciliar as aulas com as viagens era impossível para mim", explicou.

O aluno caminhoneiro do IFF de Miracema faz agora em novembro a sua primeira prova presencial, parte de uma jornada em que a modalidade Ensino a Distância (EAD) mudou suas perspectivas, pois, segundo Roberto, logo após se matricular, surgiu uma proposta de emprego na White Martins. “Resolvi continuar na estrada, apesar dos riscos, mas tenho planos de crescer, quem sabe, dentro da própria empresa em que trabalho”, afirmou, cheio de esperanças.

Aliar o ensino às tecnologias de informação com o objetivo de ampliar a oferta de cursos profissionais representa, conforme a Reitora do IFF, Cibele Daher, um salto de qualidade ao oportunizar recursos para que, também as prefeituras, sejam estimuladas a promoverem ações voltadas ao desenvolvimento econômico, social e cultural da população.

- O IF Fluminense já se prepara para a oferta do curso técnico em Guia de Turismo no próximo ano, já prevendo as oportunidades geradas pela Copa do Mundo de 2014 e pelas Olimpíadas em 2016 sediadas no Estado do Rio - declarou Cibele Daher.

Há previsão também de serem ofertados cursos superiores de tecnologia em EAD para o ano que vem, em convênio com o sistema Cederj/Cecierj.

- Esperamos que um número ainda maior de pessoas, como o caminhoneiro Roberto Emerson, possam ampliar seus horizontes e alcançar perspectivas antes sonhadas, mas que, sem a alternativa de cursos técnicos em EAD, seria difícil realizar - completou a reitora.

Para o Diretor Geral do câmpus Itaperuna, Evanildo Leite, é extremamente positiva a união de agentes públicos na promoção do desenvolvimento de pessoas: “O pólo de Miracema, por exemplo, só se tornou possível pelo envolvimento da prefeitura com a implantação da infraestrutura coordenada por Aline Samell”, disse ele.

A coordenadora do polo de Miracema do Instituto Federal Fluminense, pedagoga Aline Samel, concorda plenamente com as informações da direção do IFF Itaperuna, ao qual o polo miracemense está ligado, de que os cursos técnicos de EAD no Instituto reafirmam o compromisso da instituição com a inclusão social por meio da ampliação da oportunidade de acesso à educação profissional e tecnológica. Afinal, são 600 estudantes contando com o apoio de equipes em sete polos presenciais no interior fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário