sexta-feira, 25 de novembro de 2011

IFF COMEÇOU SUAS ATIVIDADES EM MIRACEMA

O Polo de Miracema do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) entrou em funcionamento neste último sábado, dia 17 de setembro. Os cerca de cem alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, na modalidade a distância, foram recebidos na aula inaugural pela coordenadora adjunta do IFF, Rita de Cássia Daher Botelho, por vários secretários municipais, professores e dirigentes do Instituto. Na oportunidade, os alunos da primeira turma do IFF de Miracema conheceram a chamada Plataforma Moodle, onde os cursos são ministrados.

- Esse momento de acolhimento dos novos alunos é fundamental para que eles se adaptem às funcionalidades e exercitem as ferramentas. No início desse nosso curso, os estudantes são apresentados a todas as funcionalidades, passam por um período de duas a três semanas exercitando as ferramentas para que no início do conteúdo formal já estejam adaptados à Plataforma Moodle - explicou Rita de Cássia Daher Botelho.

O polo de ensino à distância do Instituto Federal Fluminense em Miracema está em funcionamento na Escola Municipal Professora Sônia do Amaral Torres, onde aconteceu este primeiro encontro presencial dos alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho. Ele é ligado ao IFF - Campus Itaperuna. A coordenadora do polo do IFF de Miracema é Aline Vieira Samel. Inicialmente, os tutores estarão presentes no IFF, em Miracema, à disposição dos alunos, todas as terças, quartas e quintas-feiras, das 17h às 20h30min, e aos sábados, das 9h às 16h.

O curso tem duração de dois anos. Cerca de 80% dos alunos são de Miracema, mas há estudantes oriundos também da cidade do Rio de Janeiro, Muriaé, Itaperuna, Pádua, e Pirapetinga, entre outros. Todos foram selecionados através de processo seletivo. Como eles serão cadastrados como alunos do IFF Itaperuna - Polo Miracema, terão os mesmos direitos e deveres dos estudantes dos cursos presenciais do Instituto Federal Fluminense, como eventos culturais, piscina e práticas esportivas.

Estiveram presentes também na aula inaugural: os secretários municipais Luciana Rodrigues de Moura Souza (Educação, Cultura, Esporte e Lazer), Ivanildo Calor Samel (Planejamento), representando o prefeito Ivany Samel, e Ronilto Fonseca Cardoso da Cunha (Obras e Urbanismo); o vice-presidente da Câmara Municipal e um dos principais responsáveis pelos entendimentos que culminaram com a implantação do polo do IFF em Miracema, vereador Paulo César da Cruz de Azevedo; a coordenadora do IFF em Miracema, Aline Vieira Samel; a diretora da Escola Sônia do Amaral, Cláudia Marques; do Instituto - Jeferson da S. Gomes (estagiário - TI), Rayana Marciel Gomes (assistente de alunos), Adriano Ferraz (representante da direção do IFF Itaperuna) e Rafael Lugão (tutor à distância), bem como os tutores do IFF no município, Francisco Neto, Angela Mota e Tânia Padilha; e a diretora do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Faetec em Miracema, Sandra Maria Gomes de Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário